a expressão da tinta

hoje vamos mais do que nunca despertar a retina com cor. e música a combinar. textura, arte, líquidos, tintas e animação. de tudo para ver com atenção.

1 - Animal Collective - "Brothersport"

uma explosão de "arte infantil"... muito expressivas estas crianças! e os meninos que dão som a este vídeo (fotografia brilhante) também têm muito de artistas (olaré). música complexa poder-se-á dizer... mas que vale a pena ouvir com muita atenção.


2 - Cinematic Orchestra - "Colours" (não oficial)

vídeo home made apenas com tintas... muito cinematográfico também, tal como a banda. para ouvir com chá :)


espero que tenha sido do vosso agrado.
a retina volta em breve... e com algumas surpresas... garantido!

abreijos
P

papel on fire

olá a todos, hoje o papel da retina é trazer alegria com.. papel!!! há festa na aldeia...

1 - Caravan Palace - "Jolie Coquine"

um misto de jazz, foxtrot, electrónica e world music... boa disposição do país da baguette. tudo num só sítio... na terra do papel...




2 - Prodigy - "Warrior's Dance"

o papel dos Prodigy na cena musical dos 90's até agora é sem dúvida um facto incontornável. e neste vídeo o papel também se diverte... perverso... :)





espero que tenham gostado
até breve abreijos
P

o mano Jonze

olá amigos, nesta edição da retina voltamos a fazer homenagem a um determinado realizador, no seguimento do que já se fez em outras edições. desta vez, e aproveitando o facto de nas salas de cinema estar em exibição a sua última longa-metragem ("O Sítio das Coisas Selvagens - Where the Wild Things Are") a retina rende-se à cinematografia de Spike Jonze. desde REM a Sonic Youth, de Bjork a YYYeahs, Beastie Boys a Beck vários artistas contam no seu cardápio vídeos realizados por Jonze. a retina já teve em outros posts alguns vídeos dele. a relembrar: "Y Control" - Yeah Yeah Yeahs, "Da Funk" - Daft Punk, "Elektrobank" dos Chemical Brothers e "Praise You" - Fat Boy Slim. ficam agora aqui mais 3 sugestões:

1 - UNKLE - "Heaven"

o mundo do skate em filme a ilustrar a música do grupo formado por James Lavelle e Tim Goldsworthy e em tempos também por DJ Shadow. este vídeo surge inspirado por vários filmes sobre skateboard que Spike Jonze realizou.




2 - Fat Boy Slim - "Weapon of Choice"

neste vídeo podemos ver um dos temas que o realizador gosta muito de utilizar: a dança. neste caso em particular, um dançarino muito especial: o actor Christopher Walken.




3 - "Root Down" - Beastie Boys

um vídeo a apanhar a essência do hip-hop e principalmente desta mítica banda.


viram? consegui conter-me e não coloquei nenhum vídeo da Bjork.... ficará para outra edição da retina.

até breve.
abreijos

P

p.s. - não propriamente um filme para crianças "O Sítio das Coisas Selvagens" é um filme para despertar a criança que há em nós...

slow motion e insufláveis

boas,
neste post a retina propõe algo que me agrada bastante: a "manipulação" das imagens de forma a serem apresentadas numa reprodução menor à realidade... ou seja, em câmara lenta. (outra que me agrada também é o rewind, mas isso fica para outras núpcias). a técnica aparentemente não será muito complicada, "bastando" fazer a gravação das imagens de uma forma mais rápida do que a aquela na qual o filme é depois reproduzido. enfim. para ilustrar o slow motion apresento dois vídeos, que para além da câmara lenta têm também em comum artigos insufláveis. a ver estas lufadas de ar fresco:

1 - PJ Harvey & John Parish - "Black Hearted Love"

o primeiro single do álbum "A Woman A Man Walked By", trabalho demasiado intimista e experimental, talvez por isso um dos álbuns "esquecidos" de 2009. mas tem de se dar a mão à palmatória no que a esta música diz respeito... e ao vídeo também.



2 - Bot'Ox - "Blue Steel"

não se deixem impressionar pelos primeiros sons estranhos. é um grande tema. electro-pop? sim. mas do bom. música avulso dos franceses Bot'Ox com a voz doce e melancólica de Anna Jean. um vídeo simples mas muito bem conseguido, um encanto para a retina.

até breve

abreijos

P



molduras vivas

com as novas tecnologias é já possível termos molduras digitais nas quais as fotos podem ir mudando tal como uma apresentação de slides. hoje a retina apresenta também a sua própria versão de molduras vivas...
a saber:

1 - Zoot Woman - "We Won't Break"

neste vídeo temos molduras antigas que enquadram imagens de quadros vivos, com nuances de modernismo (pão de forma). um vídeo muito rico visualmente. grande festa para os Zoot Woman.



2 - Wild Beasts - Brave Bulging Buoyant Clairvoyants"

grande tema para o primeiro álbum (já vão em 2) de uma banda promissora (vale-lhes a voz carismática de Hayden Thorpe, que pode também causar o repúdio a alguns ouvintes). de qualquer dos modos é um grande tema e um grande vídeo... cheio cheio de molduras vivas... tão vivas que o vídeo se torna mesmo hipnotizante. a ver. (p.s. - eu até gosto da voz mas lembro-me sempre de uma outra :), cliquem aqui)


espero que tenham gostado.
até breve, abreijos
P

as dobras: origami básico

olá
mais uma voltinha, mais uma aventura... neste caso será mais uma dobrinha mais uma aventura.
hoje a retina tem no cardápio 2 vídeos de 2 senhores com s Grande. o que une de certa forma estas 2 "experiências" visuais é o facto de ambas terem como base de sustentação dobras no espaço ambiente como se de papel ou cartão se tratasse. tudo isto com banda sonora de "cólidade".
assim:

1 - Jarvis Cocker - "Further Complications"

vídeo avanço do álbum de 2009 com o mesmo nome deste tema, do bem conhecido vocalista dos extintos Pulp. a reter na retina... e nos ouvidos!




2 - Beck - "Girl"

interessante este vídeo da fase Guero do senhor, cheio de influências à base de tequilla:) aconselho atenção na visualização: mesmo textos em cartazes, nas paredes, através das dobras adquirem novos significados.


até breve.
mais um ano a encher a retina.
abreijos
P

ano novo, vidas novas


para o início de um novo ano, aqui vão duas sugestões de vídeos... ainda dentro da barriga;) dedicado a todos os recém-nascidos e aos que hão-de nascer.
bom 2010.

1 - Massive Attack - "Teardrop"

vídeo de referência, apesar dos anos... a voz... essa é de Elisabeth Fraser



2 - Bjork - "Nature is Ancient"

pois... tinha de começar o ano com a menina. uma série de ligações e sinapses, dando origem a um novo ser.



até breve.
abreijos
P