hoje vamos mais do que nunca despertar a retina com cor. e música a combinar. textura, arte, líquidos, tintas e animação. de tudo para ver com atenção.
1 - Animal Collective - "Brothersport"
uma explosão de "arte infantil"... muito expressivas estas crianças! e os meninos que dão som a este vídeo (fotografia brilhante) também têm muito de artistas (olaré). música complexa poder-se-á dizer... mas que vale a pena ouvir com muita atenção.
2 - Cinematic Orchestra - "Colours" (não oficial)
vídeo home made apenas com tintas... muito cinematográfico também, tal como a banda. para ouvir com chá :)
espero que tenha sido do vosso agrado.
a retina volta em breve... e com algumas surpresas... garantido!
olá amigos, nesta edição da retina voltamos a fazer homenagem a um determinado realizador, no seguimento do que já se fez em outras edições. desta vez, e aproveitando o facto de nas salas de cinema estar em exibição a sua última longa-metragem ("O Sítio das Coisas Selvagens - Where the Wild Things Are") a retina rende-se à cinematografia de Spike Jonze. desde REM a Sonic Youth, de Bjork a YYYeahs, Beastie Boys a Beck vários artistas contam no seu cardápio vídeos realizados por Jonze. a retina já teve em outros posts alguns vídeos dele. a relembrar: "Y Control" - Yeah Yeah Yeahs, "Da Funk" - Daft Punk, "Elektrobank" dos Chemical Brothers e "Praise You" - Fat Boy Slim. ficam agora aqui mais 3 sugestões:
1 - UNKLE - "Heaven"
o mundo do skate em filme a ilustrar a música do grupo formado por James Lavelle e Tim Goldsworthy e em tempos também por DJ Shadow. este vídeo surge inspirado por vários filmes sobre skateboard que Spike Jonze realizou.
2 - Fat Boy Slim - "Weapon of Choice"
neste vídeo podemos ver um dos temas que o realizador gosta muito de utilizar: a dança. neste caso em particular, um dançarino muito especial: o actor Christopher Walken.
3 - "Root Down" - Beastie Boys
um vídeo a apanhar a essência do hip-hop e principalmente desta mítica banda.
viram? consegui conter-me e não coloquei nenhum vídeo da Bjork.... ficará para outra edição da retina.
até breve.
abreijos
P
p.s. - não propriamente um filme para crianças "O Sítio das Coisas Selvagens" é um filme para despertar a criança que há em nós...
neste post a retina propõe algo que me agrada bastante: a "manipulação" das imagens de forma a serem apresentadas numa reprodução menor à realidade... ou seja, em câmara lenta. (outra que me agrada também é o rewind, mas isso fica para outras núpcias). a técnica aparentemente não será muito complicada, "bastando" fazer a gravação das imagens de uma forma mais rápida do que a aquela na qual o filme é depois reproduzido. enfim. para ilustrar o slow motion apresento dois vídeos, que para além da câmara lenta têm também em comum artigos insufláveis. a ver estas lufadas de ar fresco:
o primeiro single do álbum "A Woman A Man Walked By", trabalho demasiado intimista e experimental, talvez por isso um dos álbuns "esquecidos" de 2009. mas tem de se dar a mão à palmatória no que a esta música diz respeito... e ao vídeo também.
2 - Bot'Ox - "Blue Steel"
não se deixem impressionar pelos primeiros sons estranhos. é um grande tema. electro-pop? sim. mas do bom. música avulso dos franceses Bot'Ox com a voz doce e melancólica de Anna Jean. um vídeo simples mas muito bem conseguido, um encanto para a retina.
com as novas tecnologias é já possível termos molduras digitais nas quais as fotos podem ir mudando tal como uma apresentação de slides. hoje a retina apresenta também a sua própria versão de molduras vivas...
a saber:
1 - Zoot Woman - "We Won't Break"
neste vídeo temos molduras antigas que enquadram imagens de quadros vivos, com nuances de modernismo (pão de forma). um vídeo muito rico visualmente. grande festa para os Zoot Woman.
grande tema para o primeiro álbum (já vão em 2) de uma banda promissora (vale-lhes a voz carismática de Hayden Thorpe, que pode também causar o repúdio a alguns ouvintes). de qualquer dos modos é um grande tema e um grande vídeo... cheio cheio de molduras vivas... tão vivas que o vídeo se torna mesmo hipnotizante. a ver. (p.s. - eu até gosto da voz mas lembro-me sempre de uma outra :), cliquem aqui)
mais uma voltinha, mais uma aventura... neste caso será mais uma dobrinha mais uma aventura.
hoje a retina tem no cardápio 2 vídeos de 2 senhores com s Grande. o que une de certa forma estas 2 "experiências" visuais é o facto de ambas terem como base de sustentação dobras no espaço ambiente como se de papel ou cartão se tratasse. tudo isto com banda sonora de "cólidade".
assim:
1 - Jarvis Cocker - "Further Complications"
vídeo avanço do álbum de 2009 com o mesmo nome deste tema, do bem conhecido vocalista dos extintos Pulp. a reter na retina... e nos ouvidos!
2 - Beck - "Girl"
interessante este vídeo da fase Guero do senhor, cheio de influências à base de tequilla:) aconselho atenção na visualização: mesmo textos em cartazes, nas paredes, através das dobras adquirem novos significados.
para o início de um novo ano, aqui vão duas sugestões de vídeos... ainda dentro da barriga;) dedicado a todos os recém-nascidos e aos que hão-de nascer.
bom 2010.
1 - Massive Attack - "Teardrop"
vídeo de referência, apesar dos anos... a voz... essa é de Elisabeth Fraser
2 - Bjork - "Nature is Ancient"
pois... tinha de começar o ano com a menina. uma série de ligações e sinapses, dando origem a um novo ser.