pelos caminhos de Portugal 3 - o oeste selvagem

bom... já há algum tempo que a retina estava "retida" em Coimbra no seu percurso pelos caminhos de Portugal. chegou a hora de pegar na mala e continuar viagem (e respeitarmos, com gosto, a quota de música portuguesa:). assim, descemos um pouco no mapa e vamos até ao oeste. oeste este que de selvagem tem pouco. é desta zona do país (que compreende Leiria, Alcobaça, Caldas da Rainha) que surgem vários projectos pop nacionais. talvez do mais pop que temos... (pronto, pode até enjoar se tomado muitas vezes). não é de todo o sonzinho favorito da retina, mas há que dar crédito. projectos como os The Gift, Gomo e David Fonseca dão contributo e tem sem dúvida um lugar no panorama musical português.
já as maçãs... uma por dia não faz mal a ninguém.

1- The Gift - "Question of Love"

uma coisa é certa: o sucesso desta banda deve-se muito à capacidade de perseverança do colectivo. começaram com edições próprias e desde cedo o público reconheceu neles talento levando-os a serem uma das bandas mais reconhecidas em Portugal. mas, na minha opinião depressa se esgotaram. tentam agora enveredar por outros caminhos (de sucesso fácil e garantido) que de todo não lhes fica bem, uma amálgama hoje. ficam para a história temas dos primeiros álbuns, e para a retina uns vídeos catitas. cá fica um exemplo. um vídeo engraçado dos The Gift com a participação especialíssima de Vasco Granja. é tudo uma questão de amor.



2 - Loto - "Celebration"

somos mesmo cool.
(vale um vídeo com "algum" esmero na produção).




3 - David Fonseca - "Rocket Man" (cover)

iniciou a sua notoriedade como vocalista dos Silence 4 nos 90's. assina agora em nome próprio e tem já no seu currículo 4 longas duração originais. na modesta opinião da retina, é um compositor/songwriter de qualidade, com uma atitude e estética cuidada, capaz de agradar diversos públicos. pena é soar um pouco sempre ao mesmo. fica em registo uma cover do conhecido "Rocket Man" de Elton John.



até muito em breve
abreijos
P

5 comentários:

  1. caríssimo,

    louvo, mais uma vez, a tua feliz iniciativa de promoveres a (boa) música nacional que por cá "se faz", "se produz", "se canta" mas que "se teima" e "se persiste" em não "se reproduzir". [interessante esta colocação do pronome...]

    no entanto - e há sempre um "mas" - não posso deixar de fazer este considerando (mais ao estilo de reparo): na minha opinião, o sucesso dos Gift (uma das minhas bandas preferidas) deve-se ao talento inequívoco da Sónia Tavares. "prontos!", já disse o reparo.

    beijinhos e abraços! ;)

    ResponderExcluir
  2. "eu não sou regionalista, mas há que ver, duas das bandas são de alcobaça. e por aqui me fico... ainda bem que há mais que maçãs e os sumos da COPA. e o pedro e a inês e isso...
    também concordo que a voz da sónia é um must, e sem duvida a imagem de marca. mas tem de haver algo mais consolidado pra garantir o sucesso e a continuidade.
    ainda me lembro de quando era pequenina (lol) e fui ver um dos primeiros grandes concertos deles em frente ao mosteiro... bons velhos tempos.
    já o david, pronto é giro e dizem que canta bem, mas a mim não ring a bell. opiniões…"
    CAT

    ResponderExcluir
  3. a voz da senhora é boa. mas por favor, ela bem podia parar de cantar fado-pop. acho que resulta tão mal, opiniões :)

    ResponderExcluir
  4. Em relação David da Buraca, parece que toda a gente lhe deve dinheiro... ehh pahh, fui ao BES e aumentauram-me o spread... ehh pahh, ganhei a totoloto... sempre no mesmo registo!

    ResponderExcluir
  5. e já sabemos que - e para fraseando "alguém" - «as opiniões são como as vaginas: cada mulher tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la».

    no fundamental: as opiniões são algo de muito feminino «e prontos!» ;)

    abraços (com saudade)!

    ResponderExcluir