a censura

"a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte. (...) muitas vezes a censura se justifica em termos de proteção do público, mas na verdade esconde uma posição que submete os artistas ao poder do estado e infantiliza o público, considerado como incapaz de pensar por si próprio."

também no mundo da música e, especialmente, nos videoclips a censura foi e é uma "ferramenta" utilizada  para limitar todo o "art concept" que os artistas querem transmitir com uma canção. existem exemplos do passado que nos dias de hoje "mais liberais", a censura seria considerada no mínimo ridícula. é sinal que os tempos estão a mudar. apesar disso, a censura continua a ser excercida e ela tem menor ou mairo expressão consoante o país e as raízes socio-culturais a ele associados.
as razões para a censura são variadas. podem ir desde a violência à nudez; da religião à intervenção politica, do consumo de drogas ao sexo (mais ou menos explícito).
A título de exemplo, o vídeo "Loosing my religion" dos R.E.M., (anos 90) foi banido na Irlanda por questões obviamente de fé; a "nossa" senhora Madonna viu também vários vídeos serem censurados especialmente pela "provocação sexual", até um "aparentemente" vídeo "inocente" dos Cardigans, "My favourite game", foi em alguns países também posto em quarentena, devido ao facto da menina Nina Person conduzir uma viatura, sem qualquer tipo de respeito pelas regras básicas do código de condução.
enfim...

hoje tenho no cardápio 3+1 vídeos dedicados à censura. 
os 3 primeiros vídeos, são exemplos de vídeos que foram realmente objecto de censura em vários canais de televisão pelo mundo fora. aviso desde já que são vídeos sujeitos a PARENTAL CONTROL e para MAIORES DE 18. se forem pessoas sensíveis POR FAVOR não os vejam. as razões serão explicadas como nota introdutória de cada vídeo.
mas amigo(a) , se fores uma destas pessoas... a música na retina, que não quer que ficas sem a retina ocupada, tem para ti um vídeo muito especial, que se enquadra perfeitamente no tema da censura, mas que surpreendemente pode ser visto por todos; desde o bebé até à avózinha mais melindrada (aposto que esboçará um sorriso). para isso, e se queres evitar o "sofrimento" dos 3 primeiros vídeoclips, salta já para o 4º (o tal +1).

espero que gostem... sem censuras :)


1 - Prodigy - "Smack my bitch up"

palavras para quê. todas as razões e mais algumas para ser censurado. violência, nudez, homossexualidade, drogas, alcoól, roubo...
mas que "puto" de vídeo.



2 - Queens of the stone age - "Everybody knows that you're insane"

aqui as raínhas da idade da pedra, estavam mesmo a pedi-las. se há algo que éprática e "automaticamente" censurado é a nudez masculina. Mas, acima de tudo, grande música e, com este vídeo raramente visto, deixam clara a mensagem da letra da canção. o que posso mesmo dizer é que todos nós sabemos que eles são loucos. muito cuidado. 




3 - Björk - "Pagan poetry"

não me censurem por colocar mais um vídeo da menina. este tinha de ser. o porquê da censura deste vídeo é a "auto-mutilação", capaz de ferir certas susceptibilidades. Os seios da menina e o ar alucinado podem também melindrar algumas retinas.




4 (ou +1) - BPA (FatboySlim+David Byrne+Dizzee Rascal - "Toe Jam"

pronto... a censura levada ao extremo, mas em jeito de paródia. muita piada.





até breve
P

19 comentários:

  1. caríssimo,

    realmente a Censura é e deverá ser sempre censurável. afinal, vivemos num Estado de Direito e os nossos pais sofreram muito para nos oferecer um 25 de Abril com alguma (relativa) Liberdade - mas sem Igualdade e muito menos com Fraternidade. adiante...

    considero este teu tópico de discussão uma excelente escolha - principalmente porque sempre gostei de algumas das malhas dos nossos CENSURADOS.

    só dois episódios antes de voltar a dormir mais um pouco (escrevo num Sábado de manhã): 1) aind me lembro de a editora Virgin Records "pedir gentilmente" ao 'mr. Genesis' Phil Collins a reedição da capa do seu álbum de '89 'But seriously' só porque apresentava uma MOSCA NO NARIZ [é engraçado verificar que numa rápida pesquisa cibernáutica não se encontra nenhuma imagem da primeira capa, nem qualquer referência a este acontecimento. será censura? :)]; 2) através dessa mesma pesquisa encontrei um sítio que apresenta alguns dos vídeos que mencionste no post, para além de outras versões "censuráveis" [seuhipocrita.com/2008/03/video-clipes-censurados-sbado-musical.html - há o www. ANTES do endereço completo, ok?].

    beijinhos e abraços, e «continuação» e «saudinha» :)

    ResponderExcluir
  2. É disto que a gente gosta!! Abaixo a censura!
    E finalmente consegui ver o senhor japonês ao natural. Lol.

    ResponderExcluir
  3. pois pois... abaixo a censura.
    sr dj tollas, obrigado pelo comentário e pela adenda. eu também fiz uma pesquisa na net sobre vídeos censurados, e isso é o que não falta. sim porque conseguir pôr neste post alguns destes vídeos não foi fácil... deu trabalho. especialmente para colocar o video dos qotsa... dedicado em especial à nossa emigrante húngara ;)
    inte

    ResponderExcluir
  4. lá está... devo primeiro dizer que nunca fui muito fá dos video musicais, gosto da música por si só, pelo que me faz despertar em mim. Censurados ou não, não reveria (isto soa mal lol) nenhum destes acima postados pelo camarada P. embora este último tivesse de facto bastante piada. ver um homem nú aos saltos, não faz o meu género, até porque, meninos, ficam já a saber, não há homem nenhum que fique bonito nú, pelado, assim como veio ao mundo. ficam mal, têm uma coisa pendurada, que nunca sabe para que lado cair. é feio. pronto. ver umas costas e uns mamilos mutilados com piercings e uma senhora com ar alucinado... bem, confesso que também não faz muito o meu estilo (perdoa-me P, mas tens que admitir que os vídeos dos "meus senhores" são bem mais engraçados!). ou se calhar sou eu que não tenho jeito, sei lá, não tenho veia artística... na volta é mesmo isso.
    ahh, mas o tema é a censura... não acredito na censura. nem na proibição. é proibido proibir. acredito na educação. acredito no civismo. acredito no respeito e no direito à diferença. e acredito, ou gostava de acreditar mais um bocadinho, na humanidade.
    um grande beijinho

    rita

    ResponderExcluir
  5. ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahos qotsa a fazerem estragos!!! Ritinha não és a única a queixares-te do badalo... entretanto já recebi uns "insultos" por mail.
    afinal parece que a censura tem mesmo de existir!!!

    ResponderExcluir
  6. Elá! Não sei se te referes a mim, ó ganapo. É verdade que passava bem sem o vídeo 2. Na minha escola Full Frontal Nudity nunca rimou com sexo masculino. É uma questão básica de estética. A emigrante húngara deu-te a volta ao miolo, foi o que foi. Prefiro ver um bom vómito (http://www.youtube.com/watch?v=BlK62rjQWLk)

    PS - Isto começa a parecer o velho "Pregões" do Blitz :)

    ResponderExcluir
  7. assim é que eu gosto...
    realmente essa analogia com o velho "Pregões" é boa.
    teminha quente, o badalo...
    a emigrante húngara não me deu a volta ao miolo. para que fique claro, mostrei-lhe há tempos este vídeo mas na versão censurada (sim, existe uma, em que o badalo é ocupado, durante todo o tempo pela cabeça do senhor careca que está no urso de peluche gigante que aparece no vídeo. sinceramente não sei qual dos carecas o pior...) depois lembrei-me que seria um vídeo para colocar neste tema e cá está ele (mas não censurado)...
    por falar em badalo, o do relógio. são horas de ir almoçar.
    inté
    P

    ResponderExcluir
  8. é pá, eu não quero entrar aqui em discussões do foro estético-sexista, mas desculpem lá, vai ter de ser:
    - gaijas nuas é que bomba, agora aparece um senhor de pirilau aos saltos e tunga, ai ai que já é feio!

    Independemente das considerações morais, e goste-se ou não se goste, sou em primeiro lugar a favor da liberdade de expressão, seja ela em que sentido for. Parabéns Mr. P por ter lançado o debate. Gosto de uma bela polemicazinha. Eh Eh.

    E já agora pra pôr mais um bocadinho de lenha na fogueira, gostaria de vos lembrar que nos EUA, pós ataques 11 de Setembro, houve uma música de um album dos Strokes que foi retirada pela própria banda porque poderia ser considerada ofensiva para os polícias de NY.

    "The track "New York City Cops" was pulled from the North American edition of Is This It following the September 11 attacks and was replaced by "When It Started". This was because the band and their management thought the song might be considered insensitive, particularly the main chorus line "New York City Cops, they ain't too smart", which is repeated throughout. The band still plays "New York City Cops" live and the song is available on the international edition of the album, along with its original cover art. In 2002, Is This It was re-released with a DVD with music videos and outtakes from a performance on MTV2."

    http://www.youtube.com/watch?v=Cdzv4aKDu60

    ResponderExcluir
  9. palavras para que, eu gosto eh dos videos. E honestamente homens nus eh na boa e nao eh nojento, digo eu ;) (sim, isto eh uma critica ao vomito... :P) (e desculpem la a falta de acentos) **

    ResponderExcluir
  10. A questão dos Strokes é diferente, é a mesma do filme que ia estrear mas era um caso mto parecido com a Maddie e só estreou depois... Nesse caso temos a sensibilidade do artista a ditar regras. Chamar-lhe-ia auto-controlo e não auto-censura... No caso do famigerado vídeo dei uma opinião meramente estética, aliás corroborando a ilustre forense que me antecedeu. É claro que todos somos a favor da liberdade de expressão, e há espaço para mainstream e iconoclastas neste mundo, mas TIREM-ME AQUELE BADALO DA NET, POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o Dr J. abaixo os badalos, ponham alguma coisa que se veja! Tipo canal 18, mas sem censura!! (Pronto pronto, censuram lá este comentário)

    ResponderExcluir
  12. abaixo os badalos asiáticos!!

    ResponderExcluir
  13. Eu penso que a razão que me permite ver o video dos qotsa sem me sentir incomodado, e até com desdenhosa indiferença, é a de se tratar de um asiático enfezado com o apêndice proporcional. É como se estivesse a ver uma criança aos pinchos na praia. Nem reparamos se está despida ou vestida. Não tem mal, nem nos afecta. Mas se o personagem do vídeo fosse um norueguês de 2 m (e 20 cm), eu sentir-me-ia certamente indigando com o exibicionismo desnessessário do moço. É que para produzir o efeito desejado, o tamanho conta.

    ResponderExcluir
  14. Isto é o que eu chamo um comentário bioeticamente proporcionado...

    ResponderExcluir
  15. bem... vamos lá fazer um ponto da situação.
    o badalo... não pensei que se tornasse num assunto tão.. badalado; enfim.
    até onde isto chegou.. aos tamanhos.
    se bem que nem deveríamos ir por aí... os asiáticos podem até ser pequenos, mas a "explosão demográfica" não é decididamente na europa...
    abaixo os badalos asiáticos? hum... como diria o aleixo: "dizes isso porque és racista" (lol).
    deixem o badalo em paz.
    mas agradeço todos os comentários. a ideia da retina é mesmo pôr o pessoal a comentar, a sugerir e "brincar" um bocadinho.
    em relação ao tema, a censura. descobri 2 bons exemplos em que ela realmente deveria existir (ou um boicote).
    1: este é mesmo a sério. ao fazer zapping na tv deparei-me com um programa na tvi cujo conceito (ok tudo bem) crianças a cantar, mesmo que seja com o tony carreira (há gosto para tudo, e eu respeito), agora colocar essas crianças a "aguentar" um programa em directo que acaba bem para lá da uma da manhã já não tolero tão bem. ainda por cima, aquando da votação, as crianças eliminadas (serão sujeitas a um tal stress para ganhar) começam num pranto... (mais audiências); pior ainda são "acalmadas" pelos dois apresentadores (júlia pinheiro e manuel luís goucha): "vem aqui ao tio manel e à tia júlia" - estamos a criar uma geração traumatizada. (esse momento de pranto não o consegui encontrar na net, mas se alguém quiser dar uma espreitadela nos supostos melhores momentos do programa poderá facilmente encontrar no site da tvi fazendo cliques sucessivos em programas/entretenimento (???) e uma canção para ti. Mas que fique bem claro: não é uma recomendação.
    2: a outra situação (agora um pouco a brincar, mas recomendo, lol) uma reportagem "censurável" (a senhora que me perdoe)do primeiro jornal da sic. reparem na entrevistada (vejam a partir dos 0:45). qual badalo qual quê!
    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/3/buscas-da-psp-nos-arredores-de-lisboa.htm
    (mais barba que um badalo)

    fiquem bem
    P

    ResponderExcluir
  16. Por este andar ainda bates records de comments na blogosfera!!! Já deves tar à procura de mais vídeos com asiáticos (ou da sugestão do bestiário, que gosta mais dos nórdicos). PS - Aproveito pra sugerir a quem esteja na zona do Porto, sexta feira M. Doughty (ex SoulCoughing) no Passos Manuel e lá pertinho apresentação do novo Old Jerusalem no Maus Hábitos. Vou ver se vou ao Doughty. Cheers

    ResponderExcluir
  17. Eu só queria deixar um último manifesto.

    Mr. P:
    "Everybody knows that you're insane"

    Lol

    ResponderExcluir
  18. yes I am!!!!

    tinha curiosidade em ver o senhor ex Soul Coughing, mas não me parece viável a viagem até ao porto este fds :(

    ResponderExcluir
  19. ponto da situação II:

    eu CENSURO todos os comentários referentes aos «badalos». quem é do sexo masculino tem que aprender a (con)viver com eles e a não se importar e a não se importunar com o do Vizinho - tenha ele 2 ou 20 cm, seja asiático, chinês, europeu ou americano. tem é que ser TRABALHADOR e «mai' nada!». ;)
    [pronto já disse. censurem-me se forem capazes.]

    é que não posso estar mais de acordo com o Dr J [já agora, olá Sôtor! então, como vai essa Figueira? :) saudações cordiais da Inbicta para o Sôtor e para os Joões da sua Vida] <...> portanto, não posso estar mais de acordo com o Dr J quando diz que «na minha escola, "Full Frontal Nudity" nunca rimou com sexo masculino» isto porque sou muito lésbico: só gosto de mulheres. :)

    portanto, não me senti nada incomodado com o vídeo (censurado) em causa. e fico bastante agradado com a visibilidade que o teu blooogh está a ter :)

    abraço forte directamente da Invicta

    ResponderExcluir