nos corredores da insanidade mental do primo Chris

a pedido de várias famílias esta semana vamos fazer uma retrospectiva ao trabalho do realizador Chris Cunningham. videos com ambientes normalmente escuros, tortuosos, povoados de humanos "alienizados". a dor, o nojo, o belo, o feio... acima de tudo, o perturbante! tudo isto é condição assumida no trabalho deste aclamado artista que desenvolve trabalhos nas mais diversas áreas (música, vídeos, cinema, ...)
aviso desde já: para alguns, o que irão ver pode ser... pouco convencional! e nalguns casos a música demasiado experimental, especialmente nas electrónicas de Aphex Twin. e é com este músico que Chris mais trabalho realizou... daí a presença excepcional de 2 músicas do mesmo autor num post. mas os resultados... muito bem realizados, boa fotografia e execelente edição (vivam também as tecnologias).
já foi apresentado numa edição anterior da retina um vídeo realizado por este senhor: o All Is Full Of Love da Björk (ver post dos robots), que para além de ter recebido vários prémios, tem honras de exibição no museu de arte moderna de nova iorque. há um outro vídeo que vos quero mostrar... mas ficará para um próximo tema.
para já fica o menu do dia:

1 - Leftfield - "Afrika Shox"
para mim, o vídeo com mais mensagem... vejam e avaliem! é de ficar pulverizado!!!




2 - Aphex Twin - "Come to Daddy"

é impossível desligar a obra de Chris Cunningham a este artista. praticamente todos os vídeos são realizados por ele. outra nota comum aos vídeos é a adopção do rosto de Richard D. James (o sr. Aphex Twin) nos demais intervenientes do vídeo. narcisismo? talvez não... eu vejo mais como uma forma de cada personagem representar uma ideia, uma fracção do artista em questão. mesmo que seja uma ideia estranha... quem não as tem.




3 - The Horrors - "Sheena Is a Parasite"
ai c'horror!!! mas a senhora dança tão bem.




4 - Aphex Twin - "Afx237 v7" (Rubber Johnny - Chris Cunningham)
videoclip ou curta metragem? a 2ª hipótese é a correcta se bem que a 1ª é válida... confusos? vejam o vídeo e depois digam o que é confusão.




5 - Portishead - "Only You"
pronto vamos acalmar um pouco... para finalizar um vídeo mais "tolerável". o sr também é capaz de o fazer, outro exemplo é o vídeo para a canção Frozen da Madonna. Este vídeo tem uns apontamentos de rewind e slow motion... que simplesmente adoro.



até à próxima retina. prometo que se vai redimir destas coisas do demo...
cruzes credo Chris to
abreijos
P

2 comentários: